Reeducação Alimentar para Emagrecer, O que é? Por Onde Começar? Como Fazer? Tudo para você emagrecer com saúde!

5 Passos para iniciar sua reeducação alimentar hoje mesmo. Antes de tudo vamos deixar bem claro que reeducação alimentar não é mágica ou milagre, não combina com pressa ou ansiedade. Reeducação alimentar se trata de um processo um pouquinho mais demorado, que acontece lentamente mas em compensação depois você tem um resultado incrível e que você leva para sua vida toda ou seja é muito mais eficiente a longo prazo!!

Então por onde começar a Reeducação Alimentar para Emagrecer?

#1) O primeiro passo para começar a sua reeducação alimentar com 100% de sucesso se chama planejamento, é isso mesmo!! não só na dieta mas sim como tudo em nossa vida, o planejamento é essencial para garantir o sucesso! Lembrando que a palavra dieta não significa dieta restrita, regime, nada disso! dieta é um estilo de alimentação. Algumas pessoas não gostam quando falamos a palavra dieta mas entenda que dieta pode ser dieta pra emagrecer, dieta para aumentar massa magra, dieta pra tratar alguma doença, são os alimentos que comemos durante o dia.

Assim como no trabalho, na vida pessoal e profissional, a nossa alimentação precisa ser planejada, então a dica é:

” Planeje seu dia, suas refeições, os horários que você vai comer, o que que você vai comer em cada horário. Antes de começar a sua reeducação a melhor opção é deixar tudo escrito no papel, no celular ou no computador assim você terá algo a seguir, em outras palavras, um roteiro”

Acordar de manhã e ficar se perguntando, o que é que eu vou comer hoje? o que que eu vou fazer hoje? o que eu vou comprar no mercado? você já passou por isso?

Acredito que assim é bem mais difícil por que na hora da fome, da fraqueza, da vontade de doce, caímos em tentação muito mais fácil então por isso planeje bem, se você tiver a ajuda de um profissional ótimo, mas se você não tiver procure conteúdos na internet, em artigos científicos, em livros, e tudo mais.

#2) O segundo passo é aumentar a ingestão de água pura! ou seja, pode começar a carregar sua garrafinha de água com você por aí por que você vai precisar tomar água até mesmo sem ter tanta sede ou vontade.Nessa fase de transição alimentar umas das coisas mais importantes que podemos fazer é tomar mais água e eu sei que muitas pessoas não tem esse hábito mas este simples hábito ato vai fazer toda a diferença no seu resultado, na sua evolução e no seu processo de reeducação alimentar para emagrecer!

Então se você não tem o costume você vai ter que se forçar um pouquinho no começo a criar o hábito, mas conforme você vai tomando um pouquinho mais aqui um pouquinho mais ali, o seu corpo naturalmente começa a pedir mais água e você começa a sentir mais sede.

Algumas coisas no começo você precisa se forçar mesmo que o seu corpo não queira ou não esteja acostumado por que só assim com esse empurrãozinho próprio as coisas vão funcionar, mas claro sem exageros e tudo pouco a pouco.


#3) O terceiro passo é aprender a substituir os alimentos ruins. A maioria de nós já temos na cabeça aquilo que é bom e aquilo que é ruim para nossa alimentação, por exemplo:

Alimentos que tem muita farinha branca como pão, bolo, massa, biscoito.
Alimentos que tem muito açúcar como refrigerante.
Alimentos que passam por processos de frituras com bastante óleo de cozinha.
Alimentos fabricados, processados e industrializados como salsicha, hambúrguer de caixinha, pães muito elaborados, biscoitos recheados, sucos artificiais.

Esses tipos de comidas não são considerados alimentos por que não nutrem o corpo de verdade, apenas enchem nossos corpos de toxinas!! Então evite, coma beeem de vez em quando!

A dica é: vá no seu ritmo, substituindo por exemplo a farinha branca pela farinha integral ou farinha de linhaça, farinha de coco, existem várias alternativas, aqui vai depender mais do seu gosto, da sua preparação, do que você vai comer, se já vai comprar pronto ou se vai preparar em casa.

O importante é começar a reduzir e FOCAR a sua alimentação em alimentos mais frescos, mais naturais então ao invés de comer doces, bolachas e pão, procure comer, frutas, castanhas e ovos.

Sempre que puder de preferência a alimentos comprados em feiras ao invés de supermercados e lojas grandes por que geralmente eles usam bastante agrotóxicos e você já evita a tentação de ver aquele monte de comidas industrializadas.



#4) O quarto passo se resume em NÃO procurar atalhos!! aqui deixamos de lado toda a pressa e a ansiedade por que quem começa uma reeducação alimentar não é por que quer emagrecer pra ir numa festa ou pra formatura, pra final de ano ou coisas do tipo, não!! É por que quer mudar os seus hábitos aos poucos e fazer coisas que consiga levar para sua vida toda.

No começo parece esquisito por que pensamos: Vou ter que fazer isso para o resto da minha vida??

Mas com o passar do tempo e você começar a colher os benefícios, ver os resultados, as transformações no corpo, na saúde, a auto estima melhorando, então você vai querer continuar por decisão e vontade própria, muito dificilmente você vai querer voltar a comer aquele monte de besteiras que você comia ou ser sedentário como era, e muito provavelmente você vai se apaixonar pelo seu novo estilo de vida.

A dica é: pare de buscar por milagres, pare de procurar atalhos, pare de seguir dieta da moda!

Você viu na revista, viu na internet que emagrece num sei quantos quilos, as vezes até vai emagrecer mas e ai vai engordar tudo de novo depois ? vai bagunçar todo o seu metabolismo ? vai correr o risco de adquirir um problema de saúde?

Algumas pessoas passam meses ou anos seguindo uma dieta muito restrita, tomando remédios para emagrecer, usando coisas que aparecem na internet e isso pode danificar a tireoide, desenvolve compulsão alimentar, perde massa magra, fica flácido, então assim, sinceramente, vale a pena?

Eu acredito que não! então eu prefiro mil vezes que você demore um pouquinho mais pra ter resultado, que você tenha que da o seu máximo, 100%, sofrer um pouquinho, mas que depois tenha um resultado top, incrível e duradouro!!

Você consegue!! perceber a diferença? é muito melhor do que você não fazer esforço algum ou fazer esforço durante alguns dias, semanas, meses… E depois voltar pra estaca zero, é totalmente frustrante!

VOCÊ NÃO QUER EMAGRECER ALGUNS QUILOS TEMPORARIAMENTE, VOCÊ QUER EMAGRECER PRA SUA VIDA, MUDAR SEU CORPO E MUDAR SUA SAÚDE!

então coloca isso na cabeça, para de ficar tendo pressa, para de ficar tendo ansiedade por que se você fizer tudo certinho você vai ter resultado SIM e até mais rápido do que imagina!

#5) Quinto e último passo: Aumente a ingestão de proteínas por refeição! Em cada uma das suas refeições do dia você vai colocar uma fonte de proteína saudável então independente de quantas refeições fizer, coloque uma fonte de proteína nela.

reeducao alimentar proteina

E como falamos no começo, é importante definir o que você vai comer, quantas refeições vai fazer, de quantas em quantas horas, e talvez você tenha essa dúvida; comer de 3 em 3 horas funciona?

A resposta é funciona sim, eu sei que tem gente que não concorda e até fala que precisamos estudar ou se atualizar por dizer uma coisa dessas mas entendam que assim como jejum intermitente funciona para muitas pessoas, comer de 3 em 3 horas também!! Eu já fiz alguns períodos de jejum intermitente mas foi comendo de 3 em 3 horas, progamadinho, pequenas porções, sem exagerar, foi assim que eu mudei meu o corpo, a minha saúde.

E finalmente as proteínas que você vai usar nessas refeições são: ovos, carne vermelha, carne, peixe, frango, peru; proteínas vegetais como cogumelo, lentilha, ervilha, suplementos como whey protein, albumina.

E o mais importante é que a cada 3 ou 4 horas você tenha uma fonte de proteína, ou seja, nada de fazer uma
refeição só com fruta! e por que isso?

Por que a proteína é importante para sua saciedade, para acelerar o seu metabolismo, para formação dos músculos, para composição dos ossos, para fornecer material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos. Ou seja, ela é muito mais importante do que você pensa!!

Então é isso, eu espero que você tenha gostado desse artigo, se gostou compartilha nas redes sociais com suas amigas por que isso ajuda bastante!

Escreve aqui nos comentários se você já está no processo de reeducação alimentar, como está sendo, quais as suas maiores dúvidas ou dificuldades por que assim vamos trocando mais informações por aqui, tá bom, um grande beijo e até mais!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *